Metodologia inédita na região promete cortar custos de empresas e impactar preços ao consumidor final

Uma nova abordagem em compras já começou a ser implementada nos arredores de Sorocaba, podendo gerar ganhos em eficiência e competitividade em toda a cadeia produtiva Empresas da região de Sorocaba, especialmente as de médio e grande porte, podem estar diante de uma mudança significativa na maneira como gerenciam as suas compras. Uma metodologia inédita […]

Uma nova abordagem em compras já começou a ser implementada nos arredores de Sorocaba, podendo gerar ganhos em eficiência e competitividade em toda a cadeia produtiva

Empresas da região de Sorocaba, especialmente as de médio e grande porte, podem estar diante de uma mudança significativa na maneira como gerenciam as suas compras. Uma metodologia inédita para o mercado regional, denominada “Strategic Sourcing” ou “Compras Estratégicas”, já começou a ser implementada com a promessa de reduzir custos de forma estruturada, impactando o setor produtivo e, consequentemente, os preços praticados junto ao consumidor final.

O modelo consiste em mapear, analisar e reestruturar os processos de suprimentos das empresas – desde o que é comprado até como essas compras são feitas. Segundo Pedro Rizzo, especialista em auditoria e consultoria, o método é vantajoso para companhias com faturamento anual superior a R$ 150 milhões, mas pode ser aplicado em organizações de diferentes portes e setores. “A maioria das empresas não tem um processo de suprimentos bem estruturado. Muitas compram por hábito, por relação antiga com fornecedores ou  por limitada base analítica. A partir do momento em que se organiza isso, é possível negociar melhores condições e reduzir, significativamente, os gastos”, explica.

A análise começa com dados de compras dos últimos 12 ou 24 meses, extraídos diretamente dos arquivos do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). A equipe categoriza os itens adquiridos e identifica os maiores volumes, permitindo avaliar as práticas atuais de aquisição com a equipe do cliente de maneira assertiva. “O foco são as categorias com volumes superiores a R$ 3 milhões ao ano. A partir daí, nós conseguimos projetar potenciais de ganho em cada categoria de compra”, diz Pedro, que também é sócio-diretor da Apter, consultoria especializada em tributação, auditoria, outsourcing e tecnologia.

Após o diagnóstico, a metodologia passa à fase de implementação: treinamento das equipes internas, formalização de processos como concorrências e adoção de ferramentas e práticas de análise de dados como evolução de preços, considerando a variação interna dos mesmos com o índice de inflação específico para cada categoria de compra, custo total de aquisição (não somente o preço final), benchmarking, leilões eletrônicos reversos para negociar com fornecedores em condições mais competitivas, entre outras. “Com um leilão reverso eletrônico, por exemplo, conseguimos otimizar as margens com os fornecedores, sem deixar a organização e a transparência de lado, com eficiência e eficácia”, afirma o especialista.

O modelo funciona parcialmente no êxito: a consultoria recebe uma parte relevante dos honorários caso haja economia real comprovada. Um dos casos emblemáticos ocorreu no setor do agronegócio. “Uma empresa com alto consumo de pneus substituiu uma marca premium por outra, mais acessível e aprovada pelo Inmetro, resultando em uma economia milionária, mas sem prejuízo de qualidade”, revela Pedro.

Em meio à força industrial da região de Sorocaba e à presença crescente de distribuidoras, importadoras e exportadoras nessa mesma localidade, a expectativa é de que o modelo traga eficiência financeira às empresas e, em cadeia, contribua para preços mais competitivos junto ao mercado final.

Ainda no que diz respeito à região, algumas empresas já começaram a adotar a metodologia, testando os seus efeitos na organização das compras e na gestão dos custos. O especialista recomenda que, para aplicar o modelo de forma eficiente, as companhias busquem o apoio de consultorias com experiência em “Strategic Sourcing”, capazes de orientar a transição com base nas particularidades de cada negócio.

Sobre a Apter

Referência em consultoria tributária, auditoria, outsourcing e tecnologia, a Apter desenvolve soluções inteligentes e personalizadas para empresas de diversos segmentos. Com sede em Sorocaba-SP, além de escritórios em Votorantim-SP e Alphaville-SP, a empresa transforma desafios tributários em oportunidades, combinando agilidade, qualidade e eficiência para entregar os melhores resultados. A Apter também se destaca na consultoria estratégica empresarial, promovendo soluções inovadoras e construindo parcerias duradouras.

Contatos para a imprensa

OS2 Comunicação
Jornalista responsável: Thaís da Silveira
Contato: Cinthia Milanez
cinthia@os2comunicacao.com.br

O post Metodologia inédita na região promete cortar custos de empresas e impactar preços ao consumidor final apareceu primeiro em Portal Sorocaba.Com – O Portal da cidade de Sorocaba na Internet – Agenda Cultural, Notícias, Cinemas, Guia Comercial.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.