
A Microsoft anunciou nesta terça-feira (11) a intenção de investir 10 bilhões de dólares (R$ 52,7 bilhões) no início do próximo ano em um grande centro de dados em Portugal para desenvolver infraestruturas dedicadas à Inteligência Artificial (IA).
Em parceria com a empresa britânica Nscale, especializada em centros de dados voltados para IA, e com a Start Campus, que iniciou a construção de um importante centro de dados próximo ao porto de Sines, no sul de Portugal, a Microsoft espera instalar 12.600 chips de última geração da Nvidia. “Trata-se de um dos maiores investimentos em capacidade de computação de IA na Europa“, indicou a Microsoft em comunicado.
“Portugal se tornou um país muito importante e atraente na Europa para a construção desse tipo de centro de dados e desse tipo de investimento”, afirmou o presidente da Microsoft, Brad Smith, em entrevista ao jornal econômico português Jornal de Negócios. Smith participou nesta terça-feira, em Lisboa, do Web Summit, o grande encontro anual da economia digital.
Além de um centro de dados alimentado por energias renováveis, o local em Sines oferece a vantagem de ser o ponto de conexão de importantes cabos submarinos de telecomunicações que ligam a América à Europa.
No campo dos centros de dados, “a demanda no setor de IA, especialmente nos últimos cinco meses, tornou-se algo bastante louco”, declarou à AFP o diretor de produto da Nscale, Daniel Bathurst.
Leia também
Etiópia é escolhida como sede da COP32, programada para 2027
EUA enviam maior navio de guerra do mundo para costa da Venezuela
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório




