Categorias

Movimentações via Pix tem maior queda registrada desde sua criação

O número de movimentações via Pix caiu nos primeiros dias de janeiro de 2025, em comparação com dezembro de 2024. Essa foi a maior queda já registrada entre dois meses desde que o sistema foi lançado pelo Banco Central, em novembro de 2020. Entre 4 e 10 de janeiro, o Pix registrou 1,250 bilhão de […]

O número de movimentações via Pix caiu nos primeiros dias de janeiro de 2025, em comparação com dezembro de 2024. Essa foi a maior queda já registrada entre dois meses desde que o sistema foi lançado pelo Banco Central, em novembro de 2020.

Entre 4 e 10 de janeiro, o Pix registrou 1,250 bilhão de movimentações, uma redução de 10,9% em relação ao mesmo período de dezembro de 2024. Antes disso, a maior queda havia ocorrido em janeiro de 2022, com uma redução de 7,5% comparada ao mês anterior.

Esse período analisado é relevante porque concentra a maior parte das transferências mensais, coincidindo com as datas de pagamento de salários. Assim, ele reflete melhor as tendências do uso do Pix, eliminando efeitos sazonais.

A queda de movimentações pode estar relacionada às novas regras de monitoramento da Receita Federal, que desde 1º de janeiro ampliaram a fiscalização sobre transações financeiras de consumidores e empresas. Essa mudança gerou preocupações com possíveis aumentos de impostos no futuro. A Receita, no entanto, afirmou que o objetivo não é atingir pequenos empresários.

O Pix é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, seguido por cartões de débito e dinheiro em espécie, segundo uma pesquisa do Banco Central de 2024. Até o fim do ano passado, o Pix registrava cerca de 6 bilhões de operações por mês, movimentando aproximadamente R$ 2,5 trilhões.

Para mais notícias, acompanhe o Portal Sorocabanices.

The post Movimentações via Pix tem maior queda registrada desde sua criação first appeared on SorocabaniceS.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.