Nível do Rio Guaíba cai e Porto Alegre reabre comportas

O nível das águas do Lago Guaíba apresentou uma diminuição, levando o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre a reabrir quatro comportas do sistema de controle de cheias. As comportas reabertas são as de números 1, 2, 4 e 6, localizadas no Cais Mauá. Vicente Perrone, diretor-executivo do Dmae, destaque que […]

O nível das águas do Lago Guaíba apresentou uma diminuição, levando o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre a reabrir quatro comportas do sistema de controle de cheias. As comportas reabertas são as de números 1, 2, 4 e 6, localizadas no Cais Mauá. Vicente Perrone, diretor-executivo do Dmae, destaque que a probabilidade de transbordamento agora é menor. Ainda assim, quatro comportas, identificadas como 11, 12, 13 e 14, continuam fechadas. A reabertura dessas comportas está condicionada a melhorias que estão previstas para serem concluídas em um período de seis a dez meses. O sistema de proteção contra cheias é composto por um total de 11 comportas, sendo que três delas já foram fechadas de forma definitiva.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

As chuvas intensas que ocorreram em julho resultaram em tragédias, com cinco mortes registradas e cerca de 9 mil pessoas obrigadas a deixar suas casas no estado. A situação das comportas é um reflexo das medidas que estão sendo tomadas para mitigar os impactos das cheias na região. A reabertura das comportas é um passo importante para a gestão das águas do Guaíba, especialmente em um momento em que a cidade busca se recuperar dos efeitos das chuvas. A administração municipal continua monitorando a situação e implementando ações para garantir a segurança da população e a proteção das áreas afetadas.

Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.