Emissora apresentou novidades em programação, tecnologia e publicidade, ligadas à integração entre TV, streaming e plataformas digitais
Com a proposta de apresentar um ecossistema cada vez mais integrado, a Globo realizou, nesta segunda-feira (13), o Upfront 2026, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu agências, anunciantes e parceiros para anunciar novidades em programação, soluções publicitárias e tecnologia.
Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade, adiantou ao propmark que o foco deste ano é reforçar a força desse ecossistema. “Exercitamos muito nossa estratégia de usar todos os nossos meios de comunicação e distribuição de conteúdo e mensagens, inclusive com forte presença nas redes sociais”, afirmou.
O movimento, explica, é resultado do projeto ‘Uma Só Globo’, que unifica TV, streaming, plataformas digitais e redes sociais em um mesmo planejamento.
10 anos do Globoplay
A plataforma de streaming do grupo se consolidou como a maior plataforma de streaming brasileira. Segundo a Kantar Ibope Media, o serviço registra tempo médio diário de 2h08 por usuário, superando concorrentes como YouTube e Netflix.
“O público pode zapear, mas para e fica no Globoplay, inclusive os jovens. É o número 1 em engajamento entre eles”, afirma Manzar.
Entre as novas oportunidades publicitárias, a executiva destacou o Pause Ads em vídeo, antes somente em função estática, o formato é exibido quando o usuário pausa o conteúdo, o que, segundo a diretora, garante maior impacto sem interromper a experiência.
Outra aposta é a evolução do DAI (Dynamic Ad Insertion), que integra dados de mídia e comportamento, permitindo mensuração precisa e otimização contínua de públicos e criativos.
A Globo também ampliará a produção de vídeos verticais. Hoje, são mais de 3 mil por mês nos portais g1, ge, gshow e Receitas, e a meta é expandir o formato para o Globoplay e as redes sociais.
A nova era da televisão aberta com a DTV+
A Magalu será uma das primeiras marcas a explorar o formato, com a campanha ‘Black das Blacks’, durante a Black Friday.
Como aliada na criação e gestão de campanhas, a inteligência artificial já mapeia oportunidades de contextualização em todos os pilares de conteúdo, e será mais uma ferramenta utilizada juntamente à DTV+.
“A IA já está incorporada ao nosso dia a dia. Ela nos ajuda a aumentar produtividade, prever resultados e otimizar campanhas. É uma aliada tanto na parte criativa quanto na operacional”, afirma Manzar.
O sistema analisa o espelho de programação e o calendário editorial para identificar temas e contextos que possam se conectar a marcas, informando anunciantes em tempo real sobre possíveis inserções contextuais.
Cases de 2025
A estratégia multiplataforma se traduz em resultados concretos. O case ‘Vale Tudo’ tornou-se um fenômeno cultural e comercial em 2025, alcançando 150 milhões de pessoas na TV Globo e registrando recordes de engajamento digital.
O capítulo da morte de Odete Roitman atingiu um aumento de 132% no consumo ao vivo no Globoplay e gerou o maior volume de conversas espontâneas no X (ex-Twitter) desde 2020.
“Passamos uma temporada inteira inovando em dramaturgia e entregando essa visão de ecossistema às marcas”, diz Manzar.
O sucesso também se refletiu nos negócios, com breaks esgotados e campanhas integradas de Omo, Subway, Dove, Zé Delivery e iFood. Um dos destaques foi a ação com a personagem Maria de Fátima, vivida por Bela Campos, integrada ao ViU.
“A TV aberta é o que sustenta a força da Globo como plataforma de negócios. Com esse alcance, conseguimos democratizar ainda mais o acesso e criar oportunidades também para pequenas e médias empresas”, conclui Manzar.
Nova programação
Com três frentes de conteúdo — entretenimento, esporte e jornalismo —, a Globo se consolida, nas palavras de Manzar, como a “casa desses pilares no Brasil”.
Em 2025, o grupo alcançou 196 milhões de pessoas e registrou média de 3h46 diárias de permanência, o maior tempo de consumo dos últimos dez anos.
Entretenimento
Na dramaturgia, a emissora vive um novo ciclo de experimentação. Entre as estreias estão os microdramas, novelas curtas em formato vertical voltadas ao consumo mobile, como ‘Tudo por uma Segunda Chance’, com Jade Picon, e ‘Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário’, com Gustavo Mioto.
Na TV aberta, chegam ‘3 Graças’, de Aguinaldo Silva; ‘Coração Acelerado’, com temática sertaneja e protagonismo feminino; e ‘A Nobreza do Amor’, produção ambientada entre Brasil e África.
O BBB 26 ganha formato inédito: além dos grupos Pipoca e Camarote, ex-BBBs formarão uma terceira equipe. O público terá papel mais ativo, escolhendo participantes em cinco casas de vidro espalhadas pelo país e podendo substituir jogadores e controlar os big fones. A votação se expandirá também para o Globoplay, que lançará uma edição especial do Cartola BBB.
O humor volta ao centro com ET, novo programa de Eduardo Sterblitch e Tatá Werneck no Multishow e Globoplay. Em 13 episódios, o formato aposta no improviso e na metalinguagem, com os atores interpretando múltiplos personagens — inclusive eles mesmos.
No streaming, o Globoplay amplia seu portfólio de originais nacionais com produções como ‘Juntas & Separadas’ e ‘Jogada de Risco’, além de novas temporadas de ‘Os Outros’, ‘Sessão de Terapia’, ‘Vermelho Sangue’ e ‘Pablo & Luisão’. O thriller ‘Antártida’, estrelado por Andrea Beltrão e Marina Ruy Barbosa, será o primeiro longa gravado no estúdio virtual inaugurado pela Globo, com tecnologia Unreal.
A música também ganha protagonismo. Além de festivais como Rock in Rio, Lollapalooza e Circuito Sertanejo, a emissora amplia a cobertura de eventos regionais, como o São João do Nordeste — apresentado por Wesley Safadão — e o Motoweek, em Brasília. Ainda este ano, o Natal em Gramado estreia na programação de fim de ano.
Esporte
No esporte, a Globo comemora o alcance de 130 milhões de pessoas com a Copa do Mundo de Clubes e a força do Brasileirão 2025, que manteve 50 milhões de torcedores exclusivamente nas transmissões da emissora, mesmo com os direitos pulverizados.
A próxima edição do mundial terá Ronaldinho Gaúcho e Denilson Show como apresentadores, e a Fórmula 1 retorna ao canal em 2026.
O GE TV, canal digital gratuito de entretenimento esportivo, se consolida e, o futebol feminino ganha espaço fixo na grade de sábado da TV Globo.
Jornalismo
O GloboNews ganha novo estúdio em comemoração aos 30 anos do canal. E, pela primeira vez, em um ano eleitoral, o debate entre os candidatos à presidência será exibido no horário da novela das nove, logo após o Jornal Nacional.
O Globo Repórter terá William Bonner ao lado de Sandra Annenberg; e o Fantástico lança novas séries, como Mentes Digitais, sobre inteligência artificial, e Código da Vida, sobre genética e medicina.
O G1, que completa 20 anos, lança novo aplicativo com foco em vídeos verticais, enquanto a GloboNews, em seus 30 anos, estreia novo estúdio e projeto visual.
(Crédito da foto: Daniela Toviansky/Divulgação Globo)