Prêmio reconhece produções nacionais e regionais que marcaram o audiovisual publicitário em 2025

Nesta quinta-feira (27), a Globo realizou em São Paulo a 47ª edição do Prêmio Profissionais do Ano (PPA), apresentada por Maju Coutinho e William Bonner. A premiação recebeu mais de 850 inscrições e contou com avaliação de 70 jurados de diferentes áreas da publicidade. No total, 16 categorias foram analisadas nas classes Nacional e Regional.
Para Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade da Globo, o PPA mantém seu papel de refletir o momento da comunicação brasileira. “A publicidade sempre foi um espelho do nosso tempo, e cada campanha traduz um Brasil criativo, inquieto e diverso. O PPA reconhece as equipes, agências, produtoras e anunciantes que seguem transformando histórias em conexões cheias de significado”, afirmou durante a abertura.

Conheça os vencedores:
Vencedores da categoria Nacional PPA 2025
Em Filme 30’’, o vencedor foi ‘O Brinde’, criado pela LePub para a Heineken. O filme retomou momentos marcantes da carreira de Ayrton Senna e utilizou reconstruções e referências culturais para mostrar como o legado do piloto permanece presente na relação com o público.
Na categoria Filme 30’’+, venceu ‘Tempo de Mudar’, da Africa Creative para a Vivo. A peça discute o uso excessivo do celular e reflete sobre a influência das telas no cotidiano, articulando situações que exploram a relação de dependência com o aparelho.
Em Campanha, o prêmio ficou com ‘Fácil Assim’, da Suno United Creators para a Samsung Brasil.
Lucia Bittar, diretora de marketing mobile experience da Samsung Brasil, afirma que o objetivo foi mostrar aplicações práticas do Gemini integrado ao ecossistema Galaxy no cotidiano. A executiva explica que a mensagem também buscou reduzir receios sobre o uso de IA: “Tentamos destacar, de forma leve e dinâmica, que ela é uma facilitadora, fácil de usar, intuitiva e convidar todos a experimentar”. Para ela, a Suno traduziu o conceito com leveza e humor, “reforçando como a IA pode tornar a vida mais fluida, inteligente e, principalmente, descomplicada”.
Em Ações em Conteúdo, a vencedora foi ‘Chefs Placement’, da Droga5 São Paulo para Ambev. A marca levou chefs brasileiras para a novela ‘Mania de Você’, criando receitas em parceria com personagens e disponibilizando os pratos em restaurantes reais.
Na categoria Integrada, o prêmio foi para ‘Nu Explica no JN’, desenvolvido pela Wieden+Kennedy São Paulo para o Nubank. A ação fez parte do patrocínio da marca ao Jornal Nacional e utilizou os intervalos do telejornal para explicar temas relacionados a serviços financeiros.
Em Valor Social, venceu ‘Trabalho Invisível’, criação da Calia para o Instituto Nós por Elas. A campanha abordou a desigualdade na divisão do trabalho doméstico e utilizou dados da OIT para contextualizar seus efeitos sobre oportunidades profissionais.
Vencedores da categoria Regional PPA 2025
No Sudeste Capital, os premiados foram ‘Vista pro Cauã’ (AlmapBBDO, para ZAP) em Filme e ‘Vai com Tudo’ (Lovely, para Bradesco) em Campanha.
No Sudeste Interior, venceram ‘Wyd Extraterrestre’ (CDR+) em Filme e ‘Saudade’ (Rebeca Come Terra) em Campanha.
No eixo Leste-Oeste, os vencedores foram ‘Um Grande Sonho – Natal’ (Bebop Branding, para Comper) e ‘Pitaco’ (Lápis Raro, para Sebrae MG).
No Sul, foram premiados ‘Dalva’ (OpusMúltipla, para Uninter) e ‘Gargantas Valda’ (D’OM Soluções Improváveis, para Eurofarma).
No Norte-Nordeste, os vencedores foram ‘Minha Primeira Carta’ (Propeg, para Governo de Pernambuco) e ‘Fofocas Clássicas’ (Timoneiro, para Colégio Master), encerrando a lista da edição.
Imagem do topo: Alê Oliveira




