Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, é afastado do cargo após operação da PF que investiga desvio de recursos na saúde

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo nesta quinta-feira (30) por decisão da Justiça Federal, após pedido da Polícia Federal (PF). O chefe do Executivo é um dos alvos da segunda fase da Operação Copia e Cola, que investiga irregularidades em contratos de saúde pública no estado de São Paulo. Investigação […]

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo nesta quinta-feira (30) por decisão da Justiça Federal, após pedido da Polícia Federal (PF). O chefe do Executivo é um dos alvos da segunda fase da Operação Copia e Cola, que investiga irregularidades em contratos de saúde pública no estado de São Paulo.

Investigação e suspeitas

De acordo com informações obtidas pelo UOL, a investigação apura a contratação emergencial de uma organização social sem fins lucrativos pela Prefeitura de Sorocaba. A entidade é suspeita de envolvimento em desvios de recursos públicos destinados à saúde municipal.

A operação desta quinta-feira cumpriu sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). A Justiça também determinou o bloqueio e sequestro de bens dos investigados, totalizando cerca de R$ 6,5 milhões, além de medidas cautelares, como a suspensão de funções públicas e proibição de contato entre suspeitos.

Operação Copia e Cola

A primeira fase da Operação Copia e Cola ocorreu em 10 de abril. Segundo a PF, os documentos e provas apreendidos naquela etapa ajudaram a identificar novos suspeitos e empresas envolvidas no suposto esquema de corrupção.

Os investigados poderão responder por corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e organização criminosa.

Reação de Rodrigo Manga

Em vídeo publicado nas redes sociais, Rodrigo Manga afirmou estar em Brasília e associou o afastamento à sua ida à capital federal. O prefeito disse ter visitado o Palácio da Justiça para pedir que o Exército fosse acionado nas ruas.

“Os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles. Eu não vou desistir de Sorocaba, não vou desistir do Brasil. Isso vai fazer o nosso nome soprar ainda mais, porque Deus não falha”, declarou Manga.

A Prefeitura de Sorocaba informou que deve se manifestar oficialmente ainda nesta quinta-feira.

Veja o que diz o prefeito:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rodrigo Manga (@rodrigomangaoficial)

The post Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, é afastado do cargo após operação da PF que investiga desvio de recursos na saúde first appeared on SorocabaniceS.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.