Desde sua criação em 2015, o Prime Day da Amazon vem se estendendo cada vez mais. Neste ano, a aposta foi dobrar sua duração de 2 para 4 dias. A mudança parece ter surtido efeito, apesar da queda de 35% nas vendas nos dois primeiros dias, que antes representavam o evento completo.
A informação é da consultoria Momentum Commerce, pertencente à agência PMG, com base em dados de 50 marcas que movimentam mais de US$ 7 bilhões em vendas na plataforma.
Ainda que os números finais do último dia (11/7) não tenham sido contabilizados, a análise indica que muitos consumidores preferiram esperar para ver se haveria ofertas melhores no decorrer da semana. Prova disso é que as vendas no terceiro dia aumentaram 165% em relação ao ano passado, e muitos clientes adicionaram produtos ao carrinho sem finalizarem a compra.
“As taxas de cliques aumentaram, o que mostra maior engajamento, mas as conversões nos primeiros dias foram mais baixas, porque os consumidores esperaram pelos melhores preços”, explicou Mike Feldman, vice-presidente sênior de comércio na Flywheel. “Não é cansaço, é uma nova maratona do Prime Day”.
A Amazon não contestou os dados da consultoria, mas destacou que a amostra analisada é pequena. Em nota, um porta-voz afirmou que “a resposta dos clientes tem sido muito positiva” e que a empresa estava otimista com o encerramento do evento.
Mais promoções, mas com descontos menores
A Momentum Commerce acompanhou os preços de 30 milhões de produtos nos Estados Unidos durante o Prime Day. Entre os itens vendidos nos três primeiros dias, 25,3% tiveram algum tipo de desconto, um aumento de 7% em relação a 2024. No entanto, os abatimentos foram mais modestos.
O desconto médio oferecido foi de 21,6%, abaixo dos 24,4% do ano anterior. No total, as promoções foram, em média, 11% menos vantajosas nos primeiros dias do evento. Ainda assim, algumas marcas aumentaram os descontos conforme o tempo passava: no primeiro dia, a média foi de 22,7%, subindo para 26,7% no terceiro.
“A urgência que costumava impulsionar as vendas no primeiro dia está mais fraca”, disse Kashif Zafar, CEO da plataforma de publicidade com IA, Xnurta. “Estamos vendo mais produtos sendo adicionados ao carrinho sem que o consumidor finalize a compra, especialmente em categorias intermediárias como utensílios de cozinha e itens para casa. O comportamento é de mais navegação, mais cliques e mais espera. Isso pode ser bom para as marcas, mas também arriscado se não houver adaptação em tempo real”.

Foto: Canva
Fonte: AdWeek
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