O presidente russo, Vladimir Putin, recebeu, neste domingo (22), o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, um dos poucos líderes da União Europeia com quem mantém relações cordiais desde a intervenção russa na Ucrânia, anunciou o Kremlin. Essa visita incomum de um líder ocidental a Moscou não havia sido anunciada. “Uma reunião está ocorrendo atualmente no Kremlin entre Vladimir Putin e o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, em uma visita de trabalho a Moscou”, escreveu a Presidência russa em seu canal no Telegram. A mensagem foi acompanhada por um vídeo mostrando os dois líderes sorrindo e apertando as mãos antes de se sentarem um ao lado do outro.
Robert Fico, que retornou ao poder em outubro de 2023 na Eslováquia, membro da União Europeia e da Otan, ordenou a suspensão da ajuda militar à Ucrânia, que enfrenta uma operação militar russa há quase três anos, e apoia a abertura de negociações de paz para resolver o conflito. Ele também censura Kiev por colocar em risco o fornecimento de gás russo, do qual seu país é altamente dependente. A Ucrânia anunciou durante o verão que não renovaria, após o final do ano, seu contrato com Moscou para transportar o gás russo para a Europa por meio de sua extensa rede de gasodutos.
Nas últimas semanas, a Eslováquia e a Hungria, também altamente dependentes do gás russo, reclamaram dessa decisão, que os privará de hidrocarbonetos sem alternativas reais no meio da temporada de inverno.
*Com informações da AFP
Publicado por Matheus Lopes
Leia também
Rússia acusa Ucrânia de lançar mísseis ocidentais em direção ao sul do país e promete retaliação
Putin diz que está pronto para negociar fim do conflito com Ucrânia
Trump diz que falará com Putin e Zelensky para pôr fim à guerra na Ucrânia