
O embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, criticou duramente os Estados Unidos durante reunião do Conselho de Segurança, ao comentar os recentes ataques americanos a instalações nucleares no Irã. Ele alertou para o risco de um desastre nuclear e afirmou que o governo de Donald Trump abriu uma “caixa de Pandora”. Nebenzia pediu a interrupção imediata das hostilidades por parte de Washington e de Israel. “”Moscou condena, nos termos mais decisivos, as ações irresponsáveis, perigosas e provocativas cometidas pelos EUA contra a República Islâmica do Irã”, disse.
Segundo o diplomata russo, as ações dos EUA são irresponsáveis, provocativas e violam tanto a Carta das Nações Unidas quanto o direito internacional. Ele também destacou os riscos de contaminação radiológica, citando alertas do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre os perigos de ataques a instalações nucleares.
Nebenzia cobrou uma resposta urgente do Conselho de Segurança e lembrou que Rússia, China e Paquistão já apresentaram um projeto de resolução pedindo o fim das hostilidades e a proteção de civis. Segundo ele, a ausência de uma resposta firme pode levar o mundo a um cenário catastrófico de segurança nuclear.

O embaixador afirmou que a situação no Irã é crítica e requer atenção da comunidade internacional. Ele apelou por um esforço global para evitar um conflito de grandes proporções e defender a paz e a segurança na região.
Leia também

Embaixador iraniano na ONU afirma que EUA iniciaram guerra com ‘pretextos absurdos’

Embaixador de Israel diz na ONU que mundo deve dizer ‘obrigado’ aos EUA por ataque ao Irã
*Reportagem produzida com auxílio de IA