Sabático em Tempos de Crise: Pausa Estratégica ou Impulso para um Novo Ciclo?

Imagem Freepik   Em um cenário de incertezas, sejam elas locais ou globais, marcado pela volatilidade dos mercados, cortes orçamentários e redefinição das carreiras pelo avanço da tecnologia, uma pergunta poderosa merece ser considerada: e se o melhor investimento agora for em você mesmo? Diante de turbulências externas, muitas vezes a visão de futuro se […]

Imagem Freepik

 

Em um cenário de incertezas, sejam elas locais ou globais, marcado pela volatilidade dos mercados, cortes orçamentários e redefinição das carreiras pelo avanço da tecnologia, uma pergunta poderosa merece ser considerada: e se o melhor investimento agora for em você mesmo?

Diante de turbulências externas, muitas vezes a visão de futuro se torna turva. Seja você um profissional repensando os rumos da carreira ou um líder enfrentando decisões difíceis, como demissões, talvez seja hora de incluir uma alternativa menos convencional no radar: o período sabático.

O que é, afinal, um sabático?

Originalmente adotado por universidades nos Estados Unidos, no século XIX, o sabático é uma pausa estruturada e estratégica. Diferente das férias, voltadas ao descanso e desligamento, o sabático visa a reinvenção, reflexão e desenvolvimento pessoal e profissional.

Segundo artigo publicado pela Forbes este ano (1), a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 12 bilhões de dias úteis são perdidos anualmente devido à depressão e à ansiedade, e empresas com visão de futuro reconhecem que pausas significativas não são benéficas apenas para os funcionários, são essenciais para a sustentabilidade dos negócios.

Estudos mostram que o sabático não traz apenas alívio momentâneo. Uma pesquisa publicada no Journal of Applied Psychology (2), revelou que profissionais de Israel, Nova Zelândia e Estados Unidos que realizaram um período sabático experimentaram reduções significativas de estresse, que se mantiveram mesmo após o retorno ao trabalho.

Os números mostram que esta tendência no mundo corporativo é crescente, segundo artigo publicado pela Harvard Business Review este ano (3), a porcentagem de empresas nos Estados Unidos com políticas formais que apoiam a licença prolongada dobrou de 2019 até hoje. À medida que essas organizações transformam o que antes era uma oportunidade para alguns privilegiados em uma parte equitativa e importante de suas culturas, elas aprendem que oferecer licenças sabáticas pode ser um diferencial para atrair talentos, aumentar a retenção e rejuvenescer funcionários com longa permanência.

Como iniciar essa prática na sua empresa?

Apesar das vantagens expostas em várias pesquisas, como toda estratégia relevante, é necessário planejar como inserir a política da licença sabática na organização. Neste sentido, esta matéria publicada pela Forbes (4), em 2024, traz valiosas ponderações com pros e contras sobre esta política. Além disto, o artigo apresenta algumas orientações a considerar, das quais destaco estas:

• É necessário definir um plano de trabalho, distribuindo responsabilidades de forma clara entre os demais membros da equipe.

• A equipe deve se reunir previamente à licença para expor suas expectativas sobre como o trabalho será distribuído entre os membros, sendo fundamental a adesão e comunicação entre todos envolvidos.

Quando a pausa vira impulso

Falo deste assunto com propriedade, meu próprio sabático foi decisivo para minha trajetória profissional e pessoal, me permitindo realizar um pós-doutorado na NASA, e gerando posteriormente outras oportunidades, inclusive permitiu que esta coluna existisse. O sabático me possibilitou acessar níveis de reflexão e aprendizado que dificilmente seriam possíveis no ritmo cotidiano.

A pergunta que fica é: por que esperar um colapso ou uma crise para considerar um movimento tão poderoso de pausa estratégica?
Uma pausa planejada pode ser o maior impulso da sua carreira

No mundo de hoje, onde tudo exige velocidade, produtividade e disponibilidade contínua, saber parar também é um ato de coragem e de inteligência. Um sabático bem planejado não é fuga, é estratégia.

Pense nisso, sucesso em sua jornada.

Grato pela leitura. Nos encontramos no próximo artigo!

Abraço, Jonny

Fontes:
1- Why More Employers Offer Paid Sabbaticals To Combat Burnout, Forbes 2025 (link)
2- Sabbatical Leave: Who Gains and How Much?. Journal of Applied Psychology, 2010 (link)
3- When Employees Take Sabbaticals, Organizations Benefit. Harvard Business Review, 2025 (link)
4- Why Offering Sabbaticals Can Be Good For Business, Forbes 2024 (link)

O post Sabático em Tempos de Crise: Pausa Estratégica ou Impulso para um Novo Ciclo? apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.