Sem Parar adota Valometry para integrar branding e performance

O Sem Parar adotou a Valometry, ferramenta para gestão de branding da agência anacouto, para apoiar sua estratégia de expansão e transformação digital. A plataforma faz uso de inteligência artificial (IA) e conta com um agente treinado para apoiar na geração de insights, contribuindo para decisões mais estratégicas e baseadas em dados. Além disso, a […]

O Sem Parar adotou a Valometry, ferramenta para gestão de branding da agência anacouto, para apoiar sua estratégia de expansão e transformação digital.

A plataforma faz uso de inteligência artificial (IA) e conta com um agente treinado para apoiar na geração de insights, contribuindo para decisões mais estratégicas e baseadas em dados. Além disso, a ferramenta permite mensurar o valor da marca com base em informações reais do mercado e do comportamento do consumidor, conectando ações de branding a resultados concretos de negócio.

A adoção da Valometry marca um novo momento da companhia, que passou a operar além do segmento tradicional de tags de pedágio e estacionamento para se posicionar como um ecossistema completo de serviços para motoristas. Atualmente, o Sem Parar oferece mais de 30 funcionalidades digitais, incluindo seguros personalizados, cartão de crédito com benefícios, gestão de débitos veiculares, alertas de multa, consultoria online para revisão de veículos, entre outros serviços.

“Os dados são a base para decisões mais precisas e sustentáveis em branding. Eles ajudam a entender como a marca é percebida, quais pontos precisam ser reforçados e onde há oportunidades de crescimento. Com nossa metodologia proprietária e nossos índices como o BVS (Branding Value Score), conseguimos traduzir essas informações em estratégias tangíveis que geram impacto real nos negócios”, afirma Marcelo Mattar, diretor de negócios e dados da Valometry.

A primeira onda de diagnóstico realizada com a Valometry mostrou que, apesar de sua liderança de mercado e do alto nível de conhecimento por parte do público, o Sem Parar ainda era percebido de forma excessivamente funcional, com baixo grau de conexão emocional com alguns perfis estratégicos, especialmente entre motoristas mais jovens e digitalizados. A partir desse insight, a empresa reformulou sua abordagem de comunicação, desenhou campanhas orientadas por jornada e investiu em estratégias com influenciadores, com foco tanto em alcance quanto em conversão.

Esse processo de integração entre branding e performance gerou impactos relevantes. No intervalo de um ano, o Sem Parar registrou crescimento de 18 vezes no engajamento digital, dobrou a percepção positiva da marca e reduziu significativamente os índices de percepção negativa, segundo dados da própria Valometry. Os resultados foram alcançados com um aumento de apenas 23% no investimento em comunicação digital. A estratégia também influenciou o desenvolvimento de novos produtos, como o Seguro Auto Diário, ativado automaticamente ao passar por pedágios, exemplificando a conexão direta entre produto, jornada do usuário e narrativa de marca.

Segundo Catarina Donato, diretora de marketing do Sem Parar, a principal contribuição da plataforma foi transformar dados em diretrizes práticas de gestão. “A gente sempre fez medições e comparativos com concorrentes. Mas a gente tinha um pouco de dificuldade de transformar esses dados em direcionadores e outputs práticos que norteassem o nosso dia a dia, e isso a gente conseguiu de forma relativamente simples com a Valometry ”, afirma.

A segunda onda do projeto, atualmente em execução, aprofunda o diagnóstico e inclui uma etapa qualitativa. O objetivo é expandir a leitura sobre os perfis de público e sustentar o reposicionamento do Sem Parar como uma plataforma completa para motoristas. A empresa está em processo de consolidação de uma nova categoria de mercado, ainda sem nome formal, mas que se propõe a reunir, em um único ambiente, todas as soluções que o motorista pode precisar.

A Valometry integra o ecossistema da agência anacouto e já foi aplicada em projetos de empresas como Itaú, iFood, Havaianas, Ambev, entre outras. A solução é voltada tanto para grandes corporações quanto para empresas em fase inicial que buscam estruturar sua comunicação e estratégia de marca com base em dados. Outra frente da Valometry é a realização do estudo Branding Brasil Segmentos, o mais recente fez um raio-x das marcas do setor de Alimentos e Bebidas.

Crédito: Sem Parar

 

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