Parlamentar afirma que teve sua voz alterada com o auxílio de IA no videocase da campanha da DM9
A polêmica envolvendo o case ‘Efficient way to pay’, da DM9 para a Consul, ganhou um novo capítulo. DeAndrea Salvador, senadora democrata do estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, está movendo uma ação judicial contra a Whirlpool, dona da Consul, e o grupo Omnicom, incluindo a DDB.
A senadora alegou que, no videocase da peça, o seu nome, imagem e voz foram alterados de forma ilegal com o uso da inteligência artificial. No material, a voz da parlamentar menciona a cidade de São Paulo.
No entanto, o áudio teria sido retirado de uma palestra dada por ela no TED, em 2018, quando, na verdade, DeAndrea falava sobre os altos custos de energia para as famílias norte-americanas.
Por aqui, a CNN Brasil – que também aparece no videocase – chegou a pedir que o material fosse retirado do ar. Um dos trechos do vídeo traz a jornalista Gloria Vanique apresentando uma matéria cuja legenda original dizia ‘Aumenta a procura por eletrodomésticos mais econômicos’.
Porém, a DM9 alterou para ‘Economia na conta de luz vira forma de pagamento de eletrodomésticos’. À época, em nota enviada ao propmark, a CNN Brasil disse que foi surpreendida pelo uso adulterado da reportagem.
“Ao tomar ciência do caso, [emissora] notificou a agência envolvida e solicitou medidas, como a exclusão do material de todas as plataformas e esclarecimentos”, informou o comunicado.
‘Efficient way to pay’
Case feito para a Consul, ‘Efficient way to pay’ propunha um modelo alternativo de acesso a eletrodomésticos para famílias de baixa renda. Como uma solução para a compra à vista ou parcelada, o pagamento seria feito com o valor economizado na conta de luz.
Os consumidores testariam produtos mais eficientes e pagariam somente com base na redução mensal do consumo energético.
O fato é que a organização do Cannes Lions recebeu uma denúncia através de um e-mail anônimo, que levanta acusações graves sobre a legitimidade da campanha.
Com o título ‘Urgente – Suspeitas em torno de campanha premiada do Brasil’, o conteúdo alega que a peça pode ter manipulado informações e imagens, inclusive com o uso de IA.
O texto também destaca que “a campanha era praticamente desconhecida no Brasil antes de vencer em Cannes — sem cobertura, sem repercussão, sem reconhecimento entre os círculos publicitários ou de inovação no país. Esse surgimento repentino em Cannes, sem qualquer divulgação local, é profundamente suspeito”.
DM9 perdeu o GP
Como consequência, a organização do Cannes Lions retirou o Grand Prix concedido à DM9 na categoria Creative Data pelo case ‘Efficient way to pay’.
O festival chegou a dizer que a simulação induziu o júri ao erro, uma vez que o vídeo apresentava como reais eventos e dados que não ocorreram. “Isso prejudica a confiança depositada no trabalho por nossos júris e pela comunidade em geral”, afirmou a organização do Cannes Lions.
O festival reforçou seu compromisso com a celebração da criatividade de forma “real, representativa e responsável”.