Sorocaba decreta situação de emergência em saúde pública por risco de intoxicação por metanol

A Prefeitura de Sorocaba declarou situação de emergência em saúde pública devido ao risco de intoxicação por metanol. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (3) no jornal Município de Sorocaba e tem validade inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado. A medida tem como objetivo intensificar a fiscalização de estabelecimentos que produzem ou comercializam bebidas […]

A Prefeitura de Sorocaba declarou situação de emergência em saúde pública devido ao risco de intoxicação por metanol. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (3) no jornal Município de Sorocaba e tem validade inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado.

A medida tem como objetivo intensificar a fiscalização de estabelecimentos que produzem ou comercializam bebidas alcoólicas adulteradas, conhecidas como “batizadas”, além de agilizar o atendimento médico a possíveis vítimas de intoxicação.

Segundo o decreto, a ação é fundamentada na Lei Orgânica do Município (nº 12.577/2022) e permite a aplicação de multas de até R$ 370,2 mil (equivalente a 10 mil Ufesps) e interdição imediata de locais que apresentem risco à saúde coletiva.

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) afirmou que a decisão foi tomada em caráter emergencial diante dos casos recentes de intoxicação grave por metanol registrados em diferentes regiões do Estado.

“É uma medida necessária para proteger a vida e a saúde da população. Estamos estudando ampliar o valor máximo da multa para até R$ 1 milhão”, declarou o prefeito.

Ações imediatas e fiscalização

Com o decreto, as secretarias de Saúde (SES), Segurança Urbana (Sesu), Governo (Segov) e Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim) estão autorizadas a atuar de forma integrada com órgãos estaduais e federais.

A SES poderá realizar compras emergenciais, com dispensa de licitação, para garantir a aquisição do antídoto contra metanol (fomepizol ou etanol intravenoso) e outros insumos necessários. Atualmente, o medicamento é fornecido pelo Ministério da Saúde, mediante solicitação feita ao Hospital das Clínicas (SP) ou à Unicamp, em até 24 horas após a notificação da Vigilância Epidemiológica.

As ações de fiscalização em bares, adegas e outros comércios serão intensificadas pela Vigilância Sanitária, com apoio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) e da Guarda Civil Municipal (GCM).

A população pode denunciar irregularidades pelo telefone 156 (Ouvidoria Geral do Município) ou no site oficial da Prefeitura: www.sorocaba.sp.gov.br

The post Sorocaba decreta situação de emergência em saúde pública por risco de intoxicação por metanol first appeared on SorocabaniceS.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.