Categorias

Sorocabano que participou de invasão ao Congresso Nacional em 08/01/23 é preso na Argentina

O sorocabano Wellington Luiz Firmino condenado pelos atos golpistas ao Congresso em 08/01, foi preso nesta segunda-feira (18) ao tentar fugir da Argentina para o Chile, na região de Jujuy, no noroeste do país. Firmino estava de moto e tentou passar pelo posto de fronteira de Jama, mas foi preso pela Gendarmería (força de segurança), […]

O sorocabano Wellington Luiz Firmino condenado pelos atos golpistas ao Congresso em 08/01, foi preso nesta segunda-feira (18) ao tentar fugir da Argentina para o Chile, na região de Jujuy, no noroeste do país.

Firmino estava de moto e tentou passar pelo posto de fronteira de Jama, mas foi preso pela Gendarmería (força de segurança), que descobriu que havia um mandado de prisão contra ele, de acordo com fontes próximas ao caso.

A 3ª Vara Federal da Justiça argentina emitiu mandados de prisão para os 61 foragidos envolvidos nos crimes de 8 de janeiro de 2023, com base no pedido de extradição feito pelo Brasil. Na semana passada, dois desses foragidos já haviam sido capturados. A Justiça argentina foi informada sobre a detenção do sorocabano Firmino.

Segundo pessoas próximas a Firmino, ele pretendia cruzar o Chile e depois seguir para os Estados Unidos, provavelmente por terra. No Brasil, ele foi condenado a 17 anos de prisão.

Após a prisão, Firmino publicou vídeos nas redes sociais. “Minha ideia era fugir, mas, com meu nome na Interpol, fui preso na primeira abordagem da polícia”, afirmou. “Que possa ser feita Justiça, que eu possa ter minha liberdade e viver minha vida. Ter uma opinião não deveria levar ninguém para a prisão, mas hoje o Brasil está pior que a Venezuela.”

Ele também fez críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, sem apresentar provas, sugeriu que a ordem de prisão contra os 61 bolsonaristas foi emitida porque o presidente argentino, Javier Milei, estava fora do país. Milei está no Rio de Janeiro para a cúpula de chefes de Estado do G20.

Em um tom irônico, Firmino terminou um dos vídeos bebendo mate e comentou que estava no posto policial, enquanto o juiz do caso provavelmente estaria dormindo, já que nesta segunda-feira é feriado na Argentina. “Amo vocês, Brasil, não esqueçam de mim”, disse ele ao final.

O sorocabano havia se filmado em cima da torre do Congresso Nacional no dia dos atos golpistas, em janeiro de 2023. Ele foi condenado por crimes como abolição do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio tombado. Em 2024, ele pediu refúgio na Argentina.

Até meados de outubro, 185 brasileiros haviam solicitado refúgio na Argentina. Para comparação, em 2023 foram apenas três. A maioria dos pedidos foi feita por homens (109), sendo que o mês de maio teve o maior número de solicitações, com 47 pedidos registrados.

Invasão ao Congresso Nacional em Janeiro/23 – Gabriela Biló / Folhapress

The post Sorocabano que participou de invasão ao Congresso Nacional em 08/01/23 é preso na Argentina first appeared on SorocabaniceS.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.