STF condena Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e mais 4 crimes; pena é de 27 anos

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou hoje o julgamento que acabou por condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. O voto de minerva foi proferido pela ministra Cármen Lúcia. A ministra foi favoravel à condenação do ex-presidente, e o […]

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou hoje o julgamento que acabou por condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. O voto de minerva foi proferido pela ministra Cármen Lúcia.

A ministra foi favoravel à condenação do ex-presidente, e o colegiado formou maioria de votos e placar de 3 a 1 para declarar Bolsonaro e seus aliados culpados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, e deterioração de patrimônio tombado.

Nas sessões anteriores, o relator, Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino votaram pela condenação dos réus..

O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, foi o último a votar. Após a manifestação de Zanin, a favor da condenação que determinou o final da votação com o placar de 4×1, a Corte entrou em fase da dosimetria, ou seja, o anúncio do tempo de pena para os condenados.

Pena:

O STF determinou 27 anos e 3 meses de pena, além de multa de mais de 300 mil reais para o ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

São 24 anos e 9 meses de reclusão e 2 anos e 6 meses de detenção.

Ainda não se sabe quando ou onde Bolsonaro cumprirá a sentença.

The post STF condena Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e mais 4 crimes; pena é de 27 anos first appeared on SorocabaniceS.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.