STF forma maioria para derrubar lei que proíbe Marcha da Maconha em Sorocaba

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta segunda-feira (23), para declarar inconstitucional a lei que proíbe a realização da Marcha da Maconha em Sorocaba (SP). A decisão ainda não foi finalizada por conta de um pedido de vista do ministro Nunes Marques, que adiou a conclusão do julgamento. A lei foi sancionada em 2023 […]

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta segunda-feira (23), para declarar inconstitucional a lei que proíbe a realização da Marcha da Maconha em Sorocaba (SP). A decisão ainda não foi finalizada por conta de um pedido de vista do ministro Nunes Marques, que adiou a conclusão do julgamento.

A lei foi sancionada em 2023 pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido como “prefeito tiktoker” devido à sua popularidade nas redes sociais. A norma veta eventos que façam apologia ao consumo de drogas ilícitas na cidade.

Até o momento, cinco ministros votaram contra a lei: Gilmar Mendes (relator), Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Flávio Dino — este último com ressalvas sobre a presença de crianças em eventos desse tipo.

O ministro Cristiano Zanin foi o único a favor da lei, argumentando que o evento poderia representar apologia ao uso de drogas, o que, segundo ele, justifica uma restrição à liberdade de expressão.

O relator Gilmar Mendes, por outro lado, defendeu que a lei municipal viola garantias constitucionais, como a liberdade de expressão e de reunião. O ministro seguiu o entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR), que considerou a proibição contrária à jurisprudência do STF.

Prefeito é alvo de investigação

Além da polêmica envolvendo a Marcha da Maconha, Rodrigo Manga também é investigado pela Polícia Federal em um esquema de desvio de recursos públicos da saúde em Sorocaba.

Em abril, a PF apreendeu R$ 1,5 milhão em dinheiro, armas e dois veículos de luxo em endereços ligados ao bispo Josivaldo Batista e à pastora Simone Souza, cunhada do prefeito.

Manga admite o parentesco com outros investigados, mas nega envolvimento no caso.

Acesse o Portal Sorocabanices.

Logo Sorocabanices PNG

The post STF forma maioria para derrubar lei que proíbe Marcha da Maconha em Sorocaba first appeared on SorocabaniceS.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.