É indiscutível que o crescimento de marcas hoje em dia só é possível com uma presença massiva nas plataformas online, o que valoriza as tendências de consumo digital. O que nem todas ponderam, porém, é a relação de marcas com o entretenimento.
Você sabia que é esperado que, até 2026, o mercado do marketing digital ultrapasse a marca de 700 bilhões de dólares? Considerando o fato de que a divulgação de qualquer produto ou serviço atual requer presença digital, é fácil perceber como estratégias no segmento não devem ser subestimadas.
Seguindo essa linha de raciocínio, chegamos ao entretenimento online, o qual ocupa talvez a maior parcela dos engajamentos na internet. Seja nas redes sociais, plataformas de streaming ou outros sites, o entretenimento na web dita o comportamento de compra de indivíduos de todas as idades.
Pensando nisso, nós chegamos à conclusão natural de que o marketing digital é, em partes, pautado pelo entretenimento na internet. Nesse texto nós vamos falar sobre algumas das principais tendências do segmento e como elas podem auxiliar na elaboração de estratégias de venda voltadas à internet.
Instantaneidade e acessibilidade como tendências de consumo digital
É indiscutível que o consumidor atual espera por experiências rápidas e acessíveis; com foco especial no cumprimento de atividades a partir dos smartphones. É nesse contexto “imediato” que surgem as empresas que se destacam em cada segmento. Por exemplo, citando um nicho em alta no momento, o melhor app de cassino tem que ser capaz de mostrar odds atualizadas em tempo real aos jogadores.
Ou seja, mais do que oferecer jogos atrativos, o melhor cassino online hoje é aquele que alia conveniência e eficiência tecnológica. Isso significa apresentar interfaces intuitivas, carregamento rápido, métodos de pagamento simplificados e, principalmente, suporte ágil em qualquer horário.
Para o usuário, a sensação de estar em um “cassino de bolso” deve ser tão envolvente quanto a de um ambiente físico, mas com o diferencial da mobilidade e da personalização digital.
Pensando nisso, as estratégias das marcas devem se preocupar com aspectos como: melhoria da UI em dispositivos mobile, atualização de ofertas e disponibilidade de produtos em tempo real e rapidez na resposta de dúvidas e reclamações; tanto nas plataformas de e-commerce quanto em outras redes.
Nesse cenário, conquistar o título de “melhor cassino” não se limita à variedade de jogos, mas sim à experiência completa que une tecnologia, confiabilidade e proximidade com o consumidor conectado.
Crescimento da produção de conteúdos “short form” para as redes
São chamados de conteúdos “short form” todas aquelas mídias produzidas com o objetivo de chamar a atenção de maneira imediata e fornecer a mensagem principal em segundos. Os reels do Instagram e os shorts do YouTube são dois exemplos de materiais desenvolvidos sob esse modelo de short form.
Ou seja: ao invés de fazer vídeos longos sobre a marca, o ideal é produzir conteúdos rápidos e que não somente não soem como “intrusos” à experiência do usuário, como também não durem além do que é necessário. Vale a pena falar menos sobre a marca, para causar um impacto maior a quem assiste.
Adoção de marketing imersivo com a oferta de produtos in-game
Outro conceito que é tendência no consumo digital e guiado pelo entretenimento online é o marketing imersivo. No jogo “Animal Crossing: New Horizons”, por exemplo, o Nintendo Switch é um item que os jogadores podem usar como decoração em suas casas; transformando esse produto em gameplay.
A ideia não é nova, mas quem ganha maior relevância nos tempos atuais. Jogos como Fortnite e Roblox são famosos por serem “sede” de campanhas de marketing imersivas, as quais conquistam os jogadores e chamam atenção para a marca. Essa é uma estratégia cara, mas que vale muito a pena.
Consideração do potencial de influenciadores digitais “de nicho”
Os influenciadores digitais são, sem sombra de dúvidas, um dos pilares do consumo digital. Não é à toa que a presença nas redes sociais se tornou uma carreira viável, com dezenas de exemplos de influencers milionários no Brasil e no mundo. Às marcas, eles são uma oportunidade para o marketing.
É interessante notar que as divulgações a partir de influenciadores digitais devem considerar o nicho do entretenimento online do qual fazem parte. Um influencer do espaço fitness divulgando uma linha de maquiagem, por exemplo, não faria tanto sentido quanto um influenciador já conhecido pelas makes.
Utilização de inteligências artificiais generativas e da automatização
Essa tendência do consumo digital está relacionada com o entretenimento online que vemos ao assistir séries, mas de maneira distinta dos outros exemplos trabalhados aqui. Há interações com os consumidores, mas o foco está na colocação de estratégias em prática que valorizem o tempo dos profissionais por trás das marcas.
Atividades repetitivas, por exemplo, podem ser deixadas sob o controle das inteligências artificiais, o que permite aos profissionais humanos dedicarem mais tempo às estratégias. O resultado são serviços e produtos de maior qualidade, o que é benéfico tanto para as marcas quanto para os consumidores.
Valorização de espaços online voltados aos fandoms e às tendências
A última das tendências de consumo digital pautada pelo entretenimento digital é a valorização de espaços voltados aos “fandoms”. Esse termo se refere aos grupos online de fãs de um determinado produto ou gênero de entretenimento. Jogos de tiro em primeira pessoa, por exemplo, possuem um fandom.
Para as marcas, a lição é encontrar quais os fandoms que se relacionam com o produto ou serviço que oferecem e focar os esforços nesses espaços. Essa estratégia não é muito diferente da procura pelo público-alvo, com a principal diferença sendo a valorização do apreço de pessoas por uma temática.
Foto: Pexels
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