É isso mesmo que você leu! O YouTube, que ficou consolidado durante anos na posição de primeiro lugar para as marcas quando o assunto era vídeo, perdeu o grande destaque. De acordo com dados do relatório da Digiday, o TikTok está com a medalha de ouro na nova pesquisa que foi divulgada.
“A rede social da China ultrapassou o YouTube pela primeira vez em termos de utilização entre marcas e varejistas”, diz o Marketing Directo. A plataforma de vídeo do Google ficou com o segundo lugar.
Para termos ideia, 67% das marcas que participaram da pesquisa responderam que publicaram um conteúdo no TikTok no último mês. Já 60% deram a mesma resposta para publicação no YouTube.
Na pesquisa realizada no ano passado (2023), por exemplo, o YouTube estava em primeiro com 74% e, em seguida, vinha o TikTok com 63%. Na terceira posição, tinha ficado o Snapchat com 69%. Já, em 2022, a distância entre YouTube e TikTok era ainda maior: 67% vs. 42%.
O crescimento do TikTok é muito por conta do YouTube
Olhando para os resultados deste ano e de 2023, podemos chegar à conclusão de que o crescimento do TikTok se deve muito a queda do YouTube. Esta “baixa” no resultado pode ter acontecido, principalmente, pela forma de mudança de consumo de conteúdo em vídeo pelas pessoas. Além disso, a produção de um vídeo para o TikTok é bem diferente do que para o YouTube, o que pode tornar a conta da ação de marketing um pouco mais cara.
“O investimento publicitário de marcas e retalhistas no TikTok também tem crescido sistematicamente desde 2022. Há dois anos, apenas 24% das marcas relataram ter investido em publicidade na rede chinesa. Em 2023 essa proporção subiu para 35% e em 2024 40% das marcas já apostam na publicidade paga no TikTok”, explicou a publicação.
Outro ponto importante que pode justificar um pouco a queda de investimento no YouTube é o público, já que o TikTok tem uma base de usuários muito mais jovem.
“Problemas com a segurança da marca, o aumento do uso de bloqueadores de anúncios, a capacidade de atenção cada vez menor da Geração Z e a imprevisibilidade do comportamento do próprio algoritmo do YouTube também estariam influenciando a perda de popularidade do YouTube nesta plataforma”, escreveu o Marketing Directo.
E você? Se você participar desta pesquisa, responderia que está usando muito mais o TikTok ou o YouTube?
Foto: Unsplash
O post TikTok passa o YouTube e vira a grande rede social de vídeo para marcas e varejistas apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.