Mudou o país da marca de carro mais valiosa do mundo. Antes a Alemanha ficou a frente do estudo feito pela Brand Finance. Desta vez, a Mercedes-Benz perdeu o posto para a Toyota.
“Em 2024, a Mercedes-Benz não atingiu suas metas iniciais de vendas e teve que revisar para baixo suas expectativas relacionadas ao lucro duas vezes, principalmente devido à fraqueza de seus negócios na China. E isso teve consequências desastrosas para o valor da sua marca, que a Brand Finance agora estima em US$ 53 bilhões, 11% menos do que há um ano”, explicou o Marketing Directo.
Um dos pontos que fez com que a Toyota crescesse foram os veículos híbridos. A montadora japonesa é uma das líderes no assunto, enquanto as suas concorrentes ainda estão avaliando o mercado. Outro ponto que colaborou para a marca estar no topo foi a “capacidade do fabricante japonês de otimizar sua produção e manter a lucratividade apesar do aumento dos custos dos materiais também aumentou o valor da marca Toyota no ano passado”.
No pódio das marcas de carro mais valiosas do mundo temos Toyota, Mercedes-Benz e Tesla
Como já falamos, a Toyota ficou com a medalha de ouro quando o assunto são as marcas de carro mais valiosas do mundo. Na segunda posição, temos a Mercedes-Benz e, com o terceiro lugar a Tesla.
“A BMW ficou em quarto, Porsche em quinto, Volkswagen em sexto e Audi em décimo lugar. No entanto, a sorte das marcas alemãs no Brand Finance Top 10 foi mista em 2024 e, enquanto a BMW e a Audi aumentaram o valor de sua marca em 3,7% e 17%, respectivamente, a Porsche e a Volkswagen tiveram que lidar com perdas de 4,6% e 7%, respectivamente”.
Agora, se avaliarmos o maior aumento, a Ferrari é a grande campeã, já que a empresa saltou 36%, chegando ao valor de US$ 14,4 bilhões, segundo os números da Brand Finance.
“As vendas globais de veículos elétricos continuam a crescer, enquanto o crescimento em mercados importantes, como Estados Unidos e Europa, está desacelerando. “A incerteza política, as mudanças regulatórias e os desafios da cadeia de suprimentos estão transformando toda a indústria automotiva”, explicou Alex Haigh, diretor administrativo da Brand Finance na Ásia-Pacífico, segundo a publicação.
Haigh ainda continuou dizendo que “os fabricantes de automóveis tradicionais devem tentar encontrar um equilíbrio entre manter a lucratividade no presente e investir na tecnologia que determinará o futuro da mobilidade”.
A Brand Finance também fez uma avaliação sobre as marcas que vendem componentes automotivos e temos a Bosch no topo, seguida de Hyundai Mobis e Denso.
Foto: Unsplash
O post Toyota passa na frente da Mercedes-Benz e se torna a marca de carro mais valiosa do mundo apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.