O governo dos Estados Unidos abriu uma investigação comercial contra o Brasil, com foco no sistema de pagamentos eletrônicos, especialmente o Pix. Segundo o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), o Brasil estaria favorecendo seu próprio sistema de pagamentos de forma desleal, prejudicando a concorrência e afastando empresas americanas de pagamento como o Paypal mercado brasileiro.
“O Brasil parece promover seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo de maneira desleal”, afirma o relatório divulgado nesta terça-feira (15).
A investigação, impulsionada por preocupações com práticas comerciais consideradas injustas, também se estende a outras áreas, como comércio eletrônico, tecnologia, tarifas de importação, desmatamento e até a atuação da famosa rua 25 de Março, em São Paulo — criticada por suposta tolerância à venda de produtos falsificados.
O relatório ainda aponta falhas do Brasil no combate à pirataria, na proteção de direitos autorais e em políticas de combate à corrupção, o que, segundo o governo americano, impacta negativamente empresas e trabalhadores dos Estados Unidos.

The post Trump acusa Pix de ser desleal e diz que sistema afasta empresas americanas de pagamento de se instalarem no Brasil first appeared on SorocabaniceS.