
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (12) que o bilionário Elon Musk irá chefiar o chamado “Departamento de Eficiência Governamental” ao lado do empresário americano Vivek Ramaswamy. O dono da Tesla e da SpaceX desempenhou um papel importante na arrecadação de aproximadamente US$ 200 milhões para a campanha de Trump.
“Juntos, esses dois americanos extraordinários abrirão o caminho para que minha administração desmonte a burocracia governamental, elimine regulamentações excessivas, corte gastos desnecessários e reestruture agências federais — essenciais para o Movimento ‘Salvar a América’”, afirmou o republicano em um comunicado.

O departamento, que será conhecido pela sigla DOGE, tem como objetivo implementar reformas estruturais e desenvolver uma abordagem empresarial para a administração pública. Trump fez uma analogia entre essa nova iniciativa e o “projeto Manhattan”, que foi fundamental durante a era da bomba atômica, ressaltando que os republicanos almejam os objetivos do DOGE há bastante tempo.
Trump também anunciou hoje outros nomes para o novo governo, como Pete Hegseth para o Departamento de Defesa, John Ratcliffe como novo diretor da CIA, e a governadora de Dakota do Sul, Kristi Noem, como chefe do Departamento de Segurança Interna, um cargo poderoso no centro das políticas de imigração rigorosas do republicano. Ratcliffe, que já ocupou o cargo de diretor de inteligência, precisará passar pelo processo de aprovação do Senado para assumir oficialmente sua nova função.
Leia também

Trump confirma indicação do deputado Mike Waltz como assessor de segurança nacional

Donald Trump nomeia Kristi Noem como Secretária de Segurança Interna
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Carol Santos