
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (25) um aumento de 10% nas tarifas aplicadas ao Canadá, em reação a um anúncio de TV produzido pela província de Ontário e exibido em emissoras americanas. O comercial utilizava trechos de um discurso de 1987 do ex-presidente Ronald Reagan para criticar barreiras comerciais.
A propaganda, de cerca de um minuto, mostrava Reagan dizendo que tarifas sobre produtos estrangeiros podem parecer uma atitude patriótica, mas que, a longo prazo, prejudicam trabalhadores e consumidores americanos. O vídeo não ocultava que se tratava de um discurso antigo e exibia a data e a imagem do ex-presidente. Ontário é a maior região industrial do Canadá e uma das mais afetadas pelas tarifas já impostas por Trump.
Na quinta-feira (23), o presidente dos EUA suspendeu negociações comerciais em andamento com o governo canadense após tomar conhecimento da campanha. O premiê de Ontário, Doug Ford, anunciou na sexta (24) que o comercial seria retirado do ar a partir de segunda-feira (27), após conversar com o primeiro-ministro canadense, Mark Carney. Mesmo assim, a peça ainda foi exibida durante a abertura da World Series, vista por milhões de pessoas.
Neste sábado, Trump afirmou na rede Truth Social que a publicidade representa uma “grave distorção dos fatos” e classificou sua veiculação como um “ato hostil”. “Devido a isso, estou aumentando a tarifa em 10% sobre o que eles já pagam”, escreveu, sem dar detalhes sobre quais produtos serão afetados.
A Fundação Ronald Reagan criticou o uso do discurso no anúncio, alegando que houve edição de trechos e que a instituição não foi consultada. O governo de Ontário, porém, defendeu a campanha, afirmando que o material utilizado está em domínio público e não foi manipulado de forma enganosa.
Embora Estados Unidos e Canadá tenham tarifas reduzidas por causa do acordo comercial entre os dois países e o México, o governo Trump mantém sobretaxas sobre setores estratégicos não incluídos no tratado, como automóveis, aço, alumínio e madeira — diretamente relevantes para a economia canadense.
Leia também
UE trabalha em plano para romper com dependência de terras raras chinesas
Trump encerra negociações comerciais entre EUA e Canadá
*Reportagem produzida com auxílio de IA




