O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente eleito, Donald Trump, publicaram mensagens de Natal com tons e conteúdos opostos nesta quarta-feira (25). Enquanto Biden destacou valores como “bondade e compaixão” em uma postagem breve e tradicional, Trump usou sua plataforma, Truth Social, para compartilhar mensagens polêmicas ao longo do dia. O republicano reafirmou comentários recentes sobre temas controversos, como a possível compra da Groenlândia, a anexação do Canadá e a retomada do controle do Canal do Panamá. Ele também criticou os “lunáticos radicais de esquerda” e atacou o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, a quem acusou de impor impostos elevados aos cidadãos de seu país.
“Feliz Natal para os lunáticos radicais de esquerda, que estão constantemente tentando obstruir nosso sistema judiciário e nossas eleições”, escreveu Trump em uma de suas postagens. O presidente eleito também anunciou a nomeação de Kevin Marino Cabrera, político da Flórida, como embaixador no Panamá, país que acusou de prejudicar os Estados Unidos com as tarifas aplicadas no Canal do Panamá.
Trump voltou a sugerir a anexação do Canadá, dizendo que, caso o país se tornasse o “51º estado” norte-americano, os impostos dos cidadãos canadenses seriam reduzidos em 60% e as empresas locais duplicariam de tamanho.
*Com informações da AFP
Publicado por Felipe Dantas
Leia também
Trump critica decisão de Biden de comutar sentenças de morte de 37 prisioneiros
Panamá repudia ameaça de Trump de retomar controle de canal