
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (14), que as negociações do país com a China, que ocorrem na Espanha, “estão indo bem”. “A China está pagando muito em tarifas”, disse Trump a repórteres hoje.
Ele acrescentou que as duas nações ainda estão conversando sobre o Tiktok. A rede social chinesa – que tem até esta quarta-feira como prazo para se desfazer de seus ativos nos EUA – foi um dos temas discutidos em reunião ocorrida neste domingo em Madri entre o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, e o vice-primeiro-ministro chinês He Lifeng, além do impasse comercial entre Washington em Pequim.
Ainda sobre questões comerciais, o presidente disse que a Europa ainda está importando petróleo da Rússia, o que mostra que as sanções impostas a Moscou não são duras o suficiente. “Estou disposto a implementar sanções, mas eles [Europa] terão que endurecer suas sanções de acordo com o que estou fazendo”, comentou.

Venezuela
Questionado sobre as tensões crescentes com a Venezuela, Trump disse que “não gosta” do que a Venezuela envia aos EUA, sejam suas drogas ou seus membros de gangues. “Nós não gostamos; não gostamos nem um pouco”, afirmou.
Recentemente, o governo Trump intensificou sua presença militar norte-americana no sul do Caribe, como parte do que considera uma repressão aos traficantes de drogas.
Gaza
Trump também comentou rapidamente sobre o conflito em Gaza, em meio à visita do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, a Israel, e um movimento de líderes árabes e muçulmanos para repelir o ataque do governo israelense em Doha, no Catar. Segundo o presidente, o Catar tem sido “um ótimo aliado” para os Estados Unidos.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carol Santos
Leia também

Trump renova pedido de demissão de diretora do Fed em tribunal de apelação dos EUA

Netanyahu visita Muro das Lamentações com Rubio e diz que aliança entre Israel e EUA ‘nunca foi tão forte’