
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “expressou seu descontentamento e discordância com os líderes de França, Reino Unido e Canadá” sobre o reconhecimento de um Estado palestino, disse nesta quinta-feira (31) sua porta-voz, Karoline Leavitt. O líder republicano suportou sua posição sobre o tema.
Embora já tenha criticado firmemente a decisão do primeiro-ministro canadense, Mark Carney, de confiar no Estado britânico, Trump não se mostrou tão rancoroso diante dos anúncios do presidente francês, Emmanuel Macron, e do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. Segundo Trump, a decisão de Macron de considerar o Estado da Palestina vai ter pouco “peso” e “não mudará nada”.

Sobre o Reino Unido, que pretende reconhecer um Estado específico em setembro, se Israel não assumir uma série de compromissos, Trump limitou-se a dizer que seu governo “não estava desse lado”. Karoline disse que Trump acredita que o reconhecimento equivale a “recompensar o Hamas no momento em que ele é o verdadeiro obstáculo para um cessar-fogo e a libertação de todos os reféns” na Faixa de Gaza.
*Com informações da AFP
Publicado por Carol Santos
Leia também

Trump indica retaliar Canadá por reconhecimento do Estado palestino

Canadá tem intenção de reconhecer Estado palestino em setembro, informa Mark Carney