TV conectada ultrapassa celular como principal tela do YouTube no Brasil

Durante o Brandcast 2025, plataforma anunciou novas soluções de IA, expansão comercial e programação para 2026 O YouTube registrou uma mudança no consumo de vídeo no Brasil: a TV conectada superou o celular como principal tela utilizada para assistir à plataforma dentro de casa. O dado foi apresentado nesta quarta-feira (8) durante o Brandcast 2025, […]

Durante o Brandcast 2025, plataforma anunciou novas soluções de IA, expansão comercial e programação para 2026

TV conectada ultrapassa celular como principal tela do YouTube no Brasil

O YouTube registrou uma mudança no consumo de vídeo no Brasil: a TV conectada superou o celular como principal tela utilizada para assistir à plataforma dentro de casa.

O dado foi apresentado nesta quarta-feira (8) durante o Brandcast 2025, com base em levantamento da Kantar Ibope Media. Segundo a empresa, mais de 80 milhões de brasileiros assistem ao YouTube pela TV.

Além do novo comportamento da audiência, o evento apresentou ferramentas de IA e projetos comerciais voltados a marcas e criadores.

Entre as novidades, o Shoppable CTV permitirá a compra de produtos diretamente pela TV ou o envio do item ao celular para conclusão da compra.

Já o Shoppable Masthead, em fase de testes, combina vídeos imersivos com exibição de produtos na página inicial do app.

Outro destaque foi o Peak Points, recurso de IA previsto para 2026 que identifica os momentos de maior atenção do público para otimizar a exibição de anúncios.

Para Patricia Muratori, diretora do YouTube na América Latina, o avanço das TVs conectadas reflete o protagonismo dos criadores. “Os YouTubers estão se consolidando como novas startups do entretenimento, mantendo como diferencial a conexão autêntica com seus fãs”, afirmou. Pesquisa da Talk Shoppe aponta que 89% da Geração Z no Brasil confiam no conteúdo publicado pelos criadores.

Programa de Afiliados

O evento também marcou o anúncio do Programa de Afiliados do YouTube Shopping, que estará disponível a partir de 4 de novembro. A iniciativa permitirá que criadores marquem produtos do Mercado Livre e da Shopee em vídeos e Shorts, ampliando as formas de monetização.

Programação para 2026

Com foco em conteúdo premium, o YouTube destacou quatro territórios estratégicos para 2026 — música, entretenimento, esportes e bem-estar. Entre os projetos confirmados estão Tiny Desk Brasil, produzido pela Anonymous Content, com duas temporadas já gravadas; MasterChef Creators, em parceria com a Endemol Shine Brasil; Noverama, voltado a microdramas e produções licenciadas; e Wellness 2026, iniciativa sobre saúde e bem-estar que contará com Luciana Haddad, Drauzio Varella, Porta dos Fundos e TED Health, previsto para junho de 2026, em São Paulo.

Transmissão de futebol

No campo esportivo, o YouTube seguirá transmitindo partidas do Brasileirão (38 jogos) e do Paulistão (16 jogos), com patrocínios de Casas Bahia, Claro, Latam Airlines, Fiat e PagBank. De acordo com a CazéTV, 75% do tempo de exibição do Paulistão 2025 veio de usuários entre 18 e 44 anos.

A plataforma também confirmou a venda total das cotas comerciais para a Copa do Mundo de 2026, que será exibida gratuitamente em parceria com a CazéTV.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.