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Usar conteúdos visuais pode beneficiar as estratégias de SEO

A internet foi, aos poucos, dominada pelos conteúdos visuais. Dados de um estudo do Kantar Ibope Media mostram que 99% dos usuários consomem esse formato, sendo que para 72% deles esse consumo acontece por meio das redes sociais. Os vídeos podem ser usados de diferentes formas para levar informação aos usuários da internet, mas segundo […]

A internet foi, aos poucos, dominada pelos conteúdos visuais. Dados de um estudo do Kantar Ibope Media mostram que 99% dos usuários consomem esse formato, sendo que para 72% deles esse consumo acontece por meio das redes sociais.

Os vídeos podem ser usados de diferentes formas para levar informação aos usuários da internet, mas segundo especialistas, esse meio também pode impulsionar estratégias digitais.

O Search Engine Optimization (SEO) é uma das estratégias que poderão ser beneficiadas pelos conteúdos visuais em 2025. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a força de uma boa estratégia de marketing de conteúdo em vídeo para melhorar o SEO de um site e o perfil nas redes sociais, trazendo mais oportunidades de conversões e vendas.

Quem trabalha em uma agência de link building e SEO deve estar atento aos movimentos do setor e principalmente no comportamento do público. O crescimento do consumo dos conteúdos visuais pode indicar um caminho interessante para garantir o sucesso dos projetos no SEO.

Como os vídeos podem ajudar o SEO em 2025 

Durante muito tempo, o Google foi o principal buscador dos usuários da internet, mas pesquisas destacam que agora ele divide espaço com outras plataformas. A Adobe divulgou um levantamento mostrando que 64% dos jovens da geração Z optam pelo TikTok na hora de realizar pesquisas on-line.

Outra pesquisa também cita o TikTok entre as preferências digitais. Um estudo realizado pela Ypulse a pedido do Axios mostrou que 21% dos jovens começam por essa rede social quando precisam encontrar alguma informação, enquanto 5% escolhem usar o Youtube.

De acordo com o Sebrae, o YouTube se tornou um mecanismo de busca online significativo, e conseguir um bom ranqueamento na plataforma aumenta as chances de aparecer nas primeiras posições nos resultados do Google. Por isso, as empresas que querem atingir um público mais amplo devem considerar a aplicação de técnicas de SEO na otimização de seus vídeos.

Não é apenas o Sebrae que destaca que as plataformas voltadas para vídeos podem ajudar no SEO. O SemRush, por exemplo, apontou que os conteúdos visuais têm 53 vezes mais chances de aparecer na primeira página dos mecanismos de busca e uma taxa de clique 41% maior em comparação com outros formatos.

Os vídeos também podem ajudar aqueles que mesclam mais de uma estratégia para aumentar o sucesso do seu negócio. Hoje em dia é comum ver agências se unindo a profissionais de assessoria de imprensa on-line para criar projetos de digital PR e conquistar mais reputação no mercado a partir de materiais online.

No campo do digital PR, os vídeos são peças de comunicação compartilháveis, ampliando o alcance da marca e fortalecendo a presença online.

Conteúdo em vídeo deve ser direcionado. 

Mas para ter sucesso com os conteúdos visuais no SEO, é importante que certos elementos desse formato sejam configurados para o conteúdo alcançar os melhores resultados de busca da SERP (Search Engine Results Page). A jornalista e CEO da Experta, Flávia Crizanto, destaca que os títulos dos vídeos devem ser atraentes e as descrições bem elaboradas para oferecer informações suficientes sobre o conteúdo.

Também pode ser interessante utilizar palavras-chave que auxiliem os algoritmos a identificar o tema do vídeo e a recomendá-lo aos usuários interessados em assuntos semelhantes. Outro elemento importante nos vídeos são as legendas, que melhoram a experiência do usuário e contribuem para a indexação do conteúdo.

Foto:Freepik

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