Mais de 11 milhões de chaves Pix tiveram dados cadastrais expostos após falha no sistema Sisbajud, segundo informou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na noite desta quarta-feira (23).
O incidente ocorreu entre os dias 20 e 21 de julho e afetou o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), plataforma que conecta juízes ao Banco Central (BC) para facilitar o bloqueio de bens por ordem judicial.
Ao todo, foram acessados indevidamente os dados de 11.003.398 chaves Pix, incluindo:
- Nome do titular;
- Chave Pix;
- Nome do banco;
- Número da agência;
- Número da conta.
O CNJ afirmou que o problema foi rapidamente corrigido e que não houve vazamento de dados sensíveis, como senhas, saldos, movimentações financeiras ou outras informações protegidas por sigilo bancário.
Segundo o CNJ e o BC, os dados expostos são exclusivamente cadastrais, sem risco de movimentação de recursos ou acesso às contas.
Ferramenta de consulta
O CNJ anunciou que disponibilizará em breve um canal de consulta no site www.cnj.jus.br, onde os cidadãos poderão verificar se foram afetados. O órgão alertou que não fará contato por e-mail, mensagens, ligações ou SMS.
Transparência
Apesar de a legislação não exigir a divulgação de incidentes desse tipo, o Banco Central informou que decidiu tornar o caso público por princípios de transparência. A autarquia também irá detalhar o ocorrido em sua página oficial sobre exposições de dados do Pix.

The post Vazamento em sistema do judiciario expõe dados cadastrais de mais de 11 milhões de chaves Pix first appeared on SorocabaniceS.