Vereadora pede ao Ministério Público suspensão das redes sociais de Rodrigo Manga durante afastamento judicial

A vereadora Iara Bernardi (PT) protocolou, nesta quinta-feira (13), um pedido de medida cautelar ao Ministério Público Federal (MPF) para que o prefeito de Sorocaba (SP) — atualmente afastado da função pública por decisão da Justiça Federal — seja proibido de utilizar suas redes sociais durante o período de suspensão. Segundo a parlamentar, o ex-prefeito […]

A vereadora Iara Bernardi (PT) protocolou, nesta quinta-feira (13), um pedido de medida cautelar ao Ministério Público Federal (MPF) para que o prefeito de Sorocaba (SP) — atualmente afastado da função pública por decisão da Justiça Federal — seja proibido de utilizar suas redes sociais durante o período de suspensão.

Segundo a parlamentar, o ex-prefeito estaria usando seus perfis — que, segundo ela, historicamente se confundem com canais oficiais da Prefeitura de Sorocaba — para divulgar informações falsas, atacar decisões judiciais e desacreditar a Polícia Federal, responsável pela Operação Copia e Cola, que apura possíveis crimes cometidos durante sua gestão.

Iara afirma que o alcance digital do ex-prefeito amplia o impacto dessas publicações.

“Manga tem milhões de seguidores na internet, mas infelizmente usa suas redes sociais para distorcer fatos e confundir a população. Essas práticas são perigosas, pois abalam a credibilidade das instituições e representam risco ao curso das investigações”, declarou.

No documento enviado ao MPF, a vereadora também cita o fenômeno da pós-verdade, em que conteúdos emocionalmente apelativos podem ganhar mais força do que fatos verificáveis, influenciando a opinião pública e prejudicando a compreensão da realidade.

A parlamentar afirmou ainda que há precedentes no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que autorizam a restrição do uso de redes sociais por agentes públicos quando há indícios de coação no curso do processo ou de disseminação de desinformação.

A solicitação agora será analisada pelo Ministério Público Federal, que decidirá se pedirá ou não a adoção da medida cautelar.

The post Vereadora pede ao Ministério Público suspensão das redes sociais de Rodrigo Manga durante afastamento judicial first appeared on SorocabaniceS.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.