A Forbes publicou um artigo focado em mostrar como a IA tem auxiliado na revolução do e-mail marketing. Isso mesmo! Uma forma de comunicação, bastante utilizada, porém, muito trabalhosa, pode ter uma facilidade com a utilização da tecnologia.
Lindsay Massey, VP de Marketing da Victoria’s Secret, explicou durante uma entrevista à publicação como a marca utilizou a IA no e-mail marketing. “Queríamos ir além de uma estratégia de conteúdo manual e única para todos e fornecer uma experiência personalizada 1:1 em escala”. Neste caso, de acordo com a Forbes, a empresa de beleza chegou a contratar a Movable Ink para ser a sua fornecedora da tecnologia.
“Pense sobre qual é a história que estou contando a cada cliente, para que ela esteja correlacionada com qual imagem, com qual criativo. Pense sobre o melhor momento para entregá-la para que eles tenham mais probabilidade de responder. Qual é a frequência correta de comunicação? Qual canal de vendas eles preferem? Qual tom deve ser usado dentro da voz da marca definida, como se deve haver um senso de urgência ou alegria?”, disse Vivek Sharma, CEO da Movable Ink, para a publicação.
Só uma coisa que é importante entender, é que existe a necessidade de “entender imagens e cópias potenciais para uso”. E, depois, a IA generativa tem a capacidade de escrever o e-mail marketing, por exemplo, se baseando em todas as referências do cliente e os comportamentos “contados a ela”.
Utilização de IA no e-mail marketing permite a criação de diversas versões rapidamente
Durante a entrevista à Forbes, Massey ainda contou que a Victoria’s Secret “passou de uma versão de uma campanha de e-mail em um determinado dia para milhares, ou mesmo centenas de milhares, de versões, com menos tempo de configuração”.
Ela ainda completou dizendo sobre os resultados, que foram eficientes. “A personalização com tecnologia de IA em relação à nossa abordagem manual de ‘negócios como sempre’, medindo o impacto no desempenho total de e-mail, no engajamento do cliente e no nosso fluxo de trabalho de operações internas.”
A ferramenta utilizada pela empresa de cosméticos foi configurada em algumas semanas e tem a capacidade de produzir e-mail marketing para toda a base de assinantes, incluindo, personalizações em quase todas as ações publicitárias.
A empresa LLBean, marca de varejo, também optou pela utilização da IA para o seu e-mail marketing. “Estávamos procurando um processo e um conjunto de ferramentas que nos permitissem expor os produtos certos aos assinantes certos sem o custo de oportunidade de expor qualquer coisa, exceto nossos produtos mais vendidos”, comentou Devon Phelan, gerente sênior de programas de CRM digital da LLBean, sobre a utilização da ferramenta da Movable Ink., para a Forbes.
Segundo a LLBean, optar pela personalização do e-mail marketing fez com que a receita chegasse entre US$ 14 e US$ 15 milhões. “Na última segunda-feira, enviamos uma campanha que tinha quase 1,1 milhão de variações de conteúdo exclusivas. Isso seria inconcebível antes”, contou Phelan durante a entrevista para a publicação.
Foto: Pexels
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